A nova carrinha BMW Serie 5 está a chegar ao mercado nacional e, tal como acontecia na geração anterior, para além das naturais diferenças no tipo de carroçaria não há grandes diferenças na imagem da Touring face à proposta de três volumes e quatro portas.
A carrinha tem dimensões semelhantes à berlina. Mais 7,0 mm de comprimento (4.943 mm) são imperceptíveis, mas o volume da bagageira (570 litros) faz diferença. São mais 10 litros do que no modelo anterior e podem chegar aos 1700 litros com os bancos traseiros rebatidos (na proporção 40:20:40). A porta posterior abre de forma independente entre a zona inferior e o vidro, uma operação que pode ser feita de forma automática. Este é um trunfo em termos de utilização.
O Audi A6 Avant, o Mercedes Classe E Estate e o Volvo V90 são os principais concorrentes da carrinha bávara, mas ao nível da capacidade da bagageira o Mercedes é o campeão com uma "mala" com 640 litros.
Está disponível um segundo ecrã de 5,7 ou 8,8 polegadas (opcional) no lugar do painel de instrumentos. É uma alternativa aos indicadores digitais propostos de série, com o design tradicional.
MOTORIZAÇÕES. Na fase de lançamento a Touring é proposta com duas opções a gasolina (530i de 252 cv, 540i xDrive de 340 cv e tracção integral) e duas ofertas diesel (520d com 190 cv e 530d com 265 cv e tracção integral). Todos os motores têm acoplada em uma caixa automática de oito velocidades, excepto o 520d de 190 cv, que pode contar com uma caixa manual de seis velocidades. Pode poupar-se dinheiro, mas não é a mesma coisa...
Gostámos da agilidade do 520d. Mesmo com alguns exageros a estabilidade direccional dá confiança ao condutor, o que sendo uma surpresa num BMW, acaba por surpreender pelo excelente compromisso ao nível do conforto. Este modelo faz jogo igual com os melhores concorrentes e essa é uma grande diferença entre o presente e o passado. O resultado passa pela suspensão pneumática (de série), que permite manter a plataforma nivelada independentemente da carga.
Os mais apressados podem abrir mão de algum conforto e optar por uma suspensão com gestão electrónica das barras estabilizadoras "dinâmicas" (Active Drive) e os mais radicais ainda têm um suspensão desportiva M como alternativa.
PREÇOS
Gasolina |
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530i |
252 cv |
desde 70.704 € |
540i x-Drive |
340 cv |
desde 89.420 € |
Diesel |
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520d |
190 cv |
desde 58.360 € |
520d automático |
190 cv |
desde 60.255 € |
530d |
265 cv |
desde 79.670 € |
530d x-Drive |
265 cv |
desde 84.650 € |